Avina
Organigrama

O campo do impacto e da inovação

A Fundación AVINA está fisicamente presente em 13 países latino-americanos. Essa presença é fundamental para o desenvolvimento de nossa estratégia de transformação continental. Em cada país contamos com um responsável nacional, assessorado por uma equipe, que se dedica ao desenvolvimento e implementação da estratégia de impacto para o país. Esse trabalho é essencial para manter as relações de confiança com milhares de líderes e organizações e, ao mesmo tempo, nos permite identificar iniciativas-piloto, inovações e experimentos de alto potencial transformador. Nesse laboratório de criatividade, buscamos experimentar, validar e desenvolver novas oportunidades que possam ser reproduzidas e alcançar oportunidades de impacto nacional ou continental.

 

A reconstrução do Chile após o terramoto de 2010

A importância de nossa aposta em ações locais nos países latino-americanos ficou evidente no dia 27 de fevereiro de 2010, quando um terremoto de 8,8 na escala Richter, seguido por um maremoto, causou 521 mortes em 26 comunidades de cinco regiões do Chile, provocando também danos materiais no valor de 30 bilhões de dólares. O mundo inteiro se comoveu com essa destruição e sofrimento. A AVINA e sua rede de parceiros na área afetada atuaram com prontidão para aliviar o impacto da tragédia.

 

 
   
   

Durante a semana que se seguiu à catástrofe, a equipe da AVINA, em colaboração com um grupo de organizações chilenas, trabalhou de maneira eficaz para sincronizar as ações adequadas. Durante esse processo, destacou-se o Consórcio para a Reconstrução de Moradias de Emergência, formado pelas fundações AVINA, Proyecto Propio y Superación de la Pobreza, as empresas Masisa e Onduline e a Organização Internacional de Migrações da ONU. Em um período de seis meses, esse consórcio construiu 1.474 moradias de emergência no Chile, baseado em modelo inovador que aproveitou ao máximo a mão de obra e os insumos locais, para multiplicar o impacto do projeto na economia de 15 municípios, a um custo de 2,8 milhões de dólares. Além disso, o consórcio conseguiu associar-se a outras iniciativas e atores para promover atividades econômicas, a criação de empregos e o fortalecimento comunitário nas áreas afetadas.


Outros 13 consórcios vinculados à AVINA desenvolveram ações na área da catástrofe em diferentes setores de apoio à emergência e reconstrução do Chile.


Veja aqui alguns registros da AVINA sobre essa experiência que tanto marcou nossa fundação e nossos parceiros chilenos.

 

Algumas realizações de nossos parceiros em 2010

Plataforma multissetorial consegue aprovação de lei solar térmica no Uruguai

Por meio do trabalho e da influência da Mesa Solar foi promulgada a Lei 18.585, que declara de interesse nacional a investigação e o desenvolvimento do uso de energia solar térmica e a formação de profissionais desse setor. A Mesa Solar conseguiu formar uma Câmara de Energia Solar do Uruguai, criar sete normas técnicas UNIT-ISSO e qualificar 227 técnicos (arquitetos, engenheiros e instaladores sanitários) por intermédio de instituições de ensino de nível médio. A AVINA apoiou financeiramente e acompanhou durante dois anos a organização Ceuta, secretaria executiva da Mesa Solar, que convocou os setores público e privado para formar uma plataforma de difusão e promoção do tema. Atualmente, em parceria com a UNESCO a AVINA está incentivando a difusão da experiência da Mesa Solar em outros países e a promoção de um Programa Solar Integral para o Uruguai.

 

Abordagem inovadora transforma um dos piores rincões de miséria do Brasil em projeto de cidade sustentável

Premiado várias vezes por sua abordagem inovadora de gestão, o projeto Araçuaí Cidade Sustentável, completa cinco anos. Nesse tempo demonstrou o valor de sua filosofia de trabalhar com o “lado luminoso” das pessoas, comunidades e organizações. Utilizando a educação popular e a abordagem sistêmica como ferramentas de transformação, foi possível mudar a realidade de uma região de extrema pobreza e de condições ambientais adversas. Os resultados são muitos: produção de dezenas de novas tecnologias socioeducativas, melhor alimentação para centenas de famílias, milhares de árvores plantadas e milhões de litros de água armazenados com a promoção de conhecimentos de permacultura e agroecologia. A experiência já representa um modelo internacionalmente reconhecido de como cidades de baixo dinamismo econômico localizadas em regiões com condições precárias podem se transformar ao focar seu IPDH (Índice de Potencial de Desenvolvimento Econômico), entendido como a capacidade das pessoas de transformar seu lugar. A Fundación AVINA participou da iniciativa desde seu projeto. A ação foi coordenada pelo parceiro Tião Rocha, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), estimulando a integração e participação de outros parceiros com suas competências e tecnologias, ao mesmo tempo que apoiou a implementação do projeto durante esses anos.

 

Chile declara parque nacional o Salar del Huayco

As zonas úmidas alto andinas do deserto de Atacama estavam ameaçadas pela expansão das explorações mineradoras, que pretendiam utilizar o aquífero em níveis superiores ao limiar de sustentabilidade do salar, segundo a opinião de organizações cidadãs e especialistas assessores. A AVINA apoiou financeiramente a articulação cidadã, além de financiar a assessoria de um hidrogeólogo, que ficou encarregado de elaborar os relatórios necessários para debater, com argumentos técnicos e científicos, os relatórios da empresa mineradora envolvida.

 

Brasil aprova lei que impede a eleição de candidatos sem “ficha limpa”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 4 de junho de 2010 a Lei 135/2010 (conhecida como Lei da Ficha Limpa), que determina que pessoas com antecedentes penais ficam impossibilitadas de se candidatar a cargos públicos durante oito anos. A lei já foi aplicada nas eleições de 2010. A AVINA, desde 2008, juntamente com seu parceiro Francisco Whitaker (um dos coordenadores da Campanha Ficha Limpa), vem trabalhando em articulações pela aprovação do Projeto de Iniciativa Popular, liderado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que conseguiu reunir 1,6 milhão de assinaturas de eleitores e 2 milhões de adesões pela internet. Além de apoiar financeiramente a Campanha Ficha Limpa e a página na internet (fichalimpa.org.br), a AVINA colaborou com dezenas de outras instituições na coleta de assinaturas e na adesão de organizações parceiras.

 

Governo chileno regulamenta práticas abusivas no sistema financeiro

A Consumers Internacional e a Organização de Consumidores e Usuários do Chile, instituições parceiras da AVINA, contribuíram para colocar na agenda o problema das práticas abusivas detectadas no sistema financeiro do Chile, mediante a apresentação de estudos comparados e a realização de outras iniciativas que contaram com o apoio da AVINA. Com essas atividades, a partir de setembro de 2010, o Serviço Nacional de Consumidores (Sernac) e a Superintendência de Bancos e Instituições Financeiras questionaram as “vendas amarradas” de produtos do sistema bancário, o aumento unilateral de comissões e do número de linhas de crédito, obrigando as instituições financeiras a melhorar sua oferta de serviços. A AVINA contribuiu com sua visão e estratégia de posicionamento no tema, além de fornecer recursos para o desenvolvimento dessa iniciativa e a articulação dos parceiros envolvidos.
Leia este link a publicação da Consumers International, financiado pela AVINA, "Guia para os bancos de monitoramento e instituições financeiras."