Avina
Mensaje del Presidente

Em 2010, a AVINA contribuiu para 101 realizações que promoveram o desenvolvimento sustentável na América Latina. São mudanças produzidas em boa parte pelo trabalho liderado por nossos parceiros e suas redes, com o apoio da AVINA. Isso representa um aumento de 63% em comparação a 2009.

 

Doze das realizações registradas benefiaram mais de um milhão de latino-americanos. Oito delas representaram mudanças importantes nas políticas públicas de países como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Nicarágua e Uruguai. Incluem também a criação de duas grandes áreas de conservação, uma inovação tecnológica e uma reprodução em escala de um modelo educacional de sucesso.

 

A AVINA respondeu ao terremoto e maremoto de 27 de fevereiro de 2010 no Chile com a convocação de uma aliança de sete organizações da sociedade civil e do empresariado chilenos e um convite para a Organização Internacional de Migrações da ONU. Durante seis meses, essa aliança coordenou suas atividades com governos e comunidades locais para concluir a construção de 1.474 moradias temporárias, criar empregos em 12 municípios e estimular a economia local nas áreas afetadas.

 

A AVINA priorizou cinco iniciativas continentais que representam oportunidades para alcançar um impacto relevante para a América Latina. As equipes de Estratégia para o Bioma Amazônico, Reciclagem Sustentável, Cidades Sustentáveis, Acesso a Água e Mercados Inclusivos expandiram suas redes de parceiros para 18 países na região, em estreita colaboração com centenas de organizações locais, nacionais e globais.

 

Em termos absolutos, a AVINA diminuiu seus custos operacionais (administrativos e de programas) em 2,2 milhões de dólares em 2010. Ao mesmo tempo, sua plataforma descentralizada de presença local em 13 países da região foi fortalecida.

 

A AVINA se esforçou para destacar as ações de seus parceiros latino-americanos em fóruns globais, como o Global Philanthropy Forum em São Francisco, nos Estados Unidos, o Skoll World Forum em Oxford, Tällberg Forum, na Suécia, e a COP16 em Cancún, no México. Estas e muitas outras ações de promoção, junto a diversas organizações financiadoras, ajudaram a direcionar 24,3 milhões de dólares para nossos parceiros na região.

 

Por sua vez, a AVINA investiu 12,2 milhões de dólares em 674 novas iniciativas de apoio a parceiros latino-americanos e suas organizações. O volume total de recursos mobilizados para nossos parceiros na região, com participação direta ou indireta da AVINA em 2010, chegou a 36,5 milhões de dólares.

 

Para apoiar conjuntamente a ação de parceiros na América Latina, a Fundação AVINA e a AVINA Américas fizeram acordos de coinvestimento com a Organização Internacional de Migrações da ONU, a Bill & Melinda Gates Foundation, a Coca- Cola Foundation, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Climate and Land Use Alliance (CLUA), a Skoll Foundation, a Coca-Cola Brasil, a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (Icco), a PepsiCo, a Fundación Trabajo y Desarrollo Humano e o Consórcio de Empresas pelas Mudanças Climáticas.

 

A pesquisa anual sobre o clima interno da AVINA contou com a participação de 97% de seus 105 colaboradores. A AVINA obteve uma média geral de 83 sobre 100 – a média do mercado é 76. O Grupo Dando, da Costa Rica, que aplicou a pesquisa garantindo o anonimato, qualifica qualquer resultado acima de 80 como muito satisfatório.