Avina
Mercados Inclusivos

Contexto
Mais de 90% dos negócios na América Latina são pequenos e médios empreendimentos, que geram entre 25% e 40% dos empregos na região e contribuem com aproximadamente 15% a 25% do PIB. Os microempreendimentos, as pequenas e médias empresas e os negócios inclusivos na América Latina enfrentam desafios parecidos: competitividade em termos de volume, qualidade e preços de seus produtos e serviços, acesso a mercados e consumidores, procedimentos, regulamentações e acesso a capital e financiamento. O mercado de capitais e investimentos está em fase inicial de desenvolvimento na região. Alguns dos gestores de fundos mais experientes possuem menos de dez anos de operação. Menos de 20% das redes de investimento “anjo” possuem mais de três anos de experiência.

 

Os negócios inclusivos são iniciativas economicamente rentáveis e ambiental e/ou socialmente responsáveis que utilizam os mecanismos do mercado para melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda, estimulando sua participação em todas as fases da cadeia de valor. Os negócios inclusivos são um meio de sobrevivência para quem vive na base da pirâmide e uma alternativa viável e eficiente como complemento à assistência tradicional dos governos e à filantropia. Os negócios inclusivos na América Latina têm a oportunidade excepcional de dar às famílias de baixa renda mais acesso a produtos e serviços que melhorem sua qualidade de vida.


Os recursos naturais, o potencial agrícola e as forças emergentes da região colocam a América Latina em uma posição única para o desenvolvimento acelerado de mercados inclusivos que contribuam para a redução da pobreza e para fomentar a inclusão social e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

 

Oportunidade identificada pela AVINA e seus parceiros
Melhorar a criação e expansão de negócios com enfoque de resultado triplo: financeiro, social e ambiental, de modo que os negócios inclusivos sejam uma força importante da economia da América Latina.

 

Estratégia compartilhada de ação
Para que um negócio seja bem-sucedido é necessário que haja um mercado e um ambiente facilitador, também inclusivo, que lhe ofereça condições de crescimento e sustentabilidade.

Para fomentar um mercado inclusivo na América Latina, a AVINA atua em três áreas principais:

1. Fortalecimento da iniciativa empresarial
2. Desenvolvimento de negócios inclusivos
3. Fomento do investimento de impacto

 

Parcerias internacionais
Através da iniciativa Mercados Inclusivos, a AVINA colaborou para a criação e dinamização de plataformas adaptadas ao seu contexto. No cenário regional, destacam-se as parcerias com o World Resources Institute, Ashoka, World Business Council for Sustainable Development, Netherlands Development Organization, Social Enterprise Knowledge Network, Aspen Network for Development Entrepreneurs, Conselho Boliviano de Negócios Inclusivos, Comitê Nacional de Negócios Inclusivos da Colômbia, Parque de Negócios Inclusivos da Argentina, Latin American Venture Capital Association, Rede Ibero-americana de Negócios Inclusivos e NextBillion, entre outras.


A equipe da iniciativa Mercados Inclusivos associa-se e colabora sempre com um grupo de sócios muito dinâmico e diverso proveniente dos setores sociais, governamental e privado.

A empresa social colombiana aeioTÜ, que oferece educação, alimentação e cuidado de qualidade para a primeira infância, aumentou sua cobertura progressivamente através de nove centros em três cidades diferentes nos dois últimos anos.

 

Algumas realizações de nossos parceiros em 2010

O Conselho Boliviano de Negócios Inclusivos (COBONEI) lidera o desenvolvimento de negócios e Mercados Inclusivos na Bolívia
Em abril de 2008, a AVINA, AMIGARSE, FUNDES, CARE e a Swiss Contact colaboraram para a criação do COBONEI, uma plataforma para fomentar a criação de negócios inclusivos na Bolívia. O objetivo principal é a realização de programas de capacitação, atividades de mobilização e identificação, fortalecimento e estímulo de negócios inclusivos, além da disseminação de conceitos e boas práticas no país. Em seu terceiro ano de trabalho, a AVINA colaborou com os membros do COBONEI e outras organizações no primeiro Fórum Internacional de Negócios Inclusivos “Cadeia de Reciclagem”, realizado em Santa Cruz, e na incubação de várias campanhas no setor de materiais reciclados.

 

Melhoria na renda de pequenos comércios no Peru

Um grupo de mais de 150 empresas em crescimento de La Libertad e Lambayeque, no Peru, vem aumentando suas rendas em mais de 20% graças à sua articulação com redes consolidadas e sua maior vinculação comercial ao mercado. A parceria entre Cesvi, AVINA e BID / FOMIN contribuiu para a consolidação de dez redes de produtores, para a formação de profissionais, para a articulação produtiva territorial de projetos, para a implementação de uma plataforma virtual que reúne experiências e casos de negócios inclusivos, visando maior aprendizagem e retroalimentação, e para o compromisso de vários municípios de promover e fomentar os negócios inclusivos na região norte do Peru.

 

Organização colombiana de educação amplia sua atuação em 48%

O investimento na primeira infância é o mais rentável para a economia e sociedade de um país. A aeioTü é uma organização social que oferece atendimento integral (educação, nutrição e cuidados à saúde) de qualidade para a primeira infância na Colômbia. A visibilidade em espaços globais, o acompanhamento estratégico da AVINA e sua contribuição financeira, somados às contribuições de parceiros de todos os setores, possibilitaram o atendimento a 1.570 crianças com o mais alto padrão de qualidade e custos otimizados de operação. Além disso, seu trabalho na promoção de parcerias público-privadas para a primeira infância está estabelecendo as bases para que a marca e serviços da aeioTü se tornem uma franquia social com alto potencial de crescimento e um padrão nacional e internacional. Desde o início do trabalho com a AVINA, em outubro de 2009, a aeioTü ampliou sua atuação em 84%.

 

CDI Lan, em São Paulo, é uma empresa social do portfólio do fundo de investimento Vox Capital, parceiro da AVINA. CDI Lan tem como missão proporcionar soluções informáticas para as comunidades de baixa renda através de 90 mil centros de informática, lan houses, que permitem o acesso à Internet a 30 milhões de brasileiros.