Avina
Relaciones Globales

A globalização e a interdependência nos níveis planetário e humano vivenciadas no mundo atual não possuem precedentes. Somente com perspectivas e colaboração em escala global, a América Latina poderá contribuir de maneira sistemática para uma região mais próspera, sustentável e inclusiva. Com esse entendimento desenvolvemos uma estratégia de relações globais que busca vincular o trabalho da AVINA e de seus parceiros a pessoas, instituições e redes internacionais.

 

Esses vínculos potencializam a gestão das iniciativas continentais da AVINA ao aumentar:

  • Sua visibilidade e posicionamento em espaços globais
  • O intercâmbio de conhecimentos e perspectivas globais
  • A mobilização de recursos financeiros e não financeiros
  • A construção de capital social internacional
  • O desenvolvimento de capacidades de relacionamento global
  • A eficiência e eficácia em atingir suas metas

 

A implementação dessa estratégia durante 2010 gerou importantes parcerias com diversos atores globais, em diferentes plataformas e momentos-chave para a ação. Entre elas, podemos destacar:

AVINA e Parceiros participam da COP16 sobre o Convênio Marco sobre as Mudanças Climáticas
Como uma oportunidade para impulsionar o posicionamento global de seus parceiros e aumentar a incidência dos mesmos em espaços globais, a AVINA articulou-se com outras organizações para promover uma série de eventos em torno da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP16) em Cancún, no México. Entre eles, podemos ressaltar o III AVINA Global Workshop, sobre o tema Mobilizing Alliances for Rio+20 and Beyond” (mobilizando parcerias para a Rio+20 e pós-evento), com o objetivo de facilitar o alinhamento e criação de parcerias entre líderes políticos, empresariais e a sociedade civil por uma agenda compartilhada no marco do vigésimo aniversário da Cúpula do Rio. Tendo à frente um grupo de líderes globais latino-americanos, composto por Fabio Feldmann, Yolanda Kakabadse, Leonardo Boff e Manuel Rodríguez Becerra, entre outras personalidades internacionais, o encontro contou com a presença de mais de cem participantes da América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. Como conclusão foi destacada a necessidade de conseguir na Rio+20 uma agenda política pelo reconhecimento dos limites ecológicos do planeta e a inclusão social em grande escala.

 

Whence and Whither Learning Journey é realizada com sucesso no Amazonas
Como parte do projeto “Whence and Whither – Into Uncharted Waters”, da Fundação Tällberg, à qual a AVINA se associou juntamente com diversas organizações internacionais, foi realizada no Equador a Amazon Learning Journey, com a participação de líderes internacionais, entre os quais o secretário de Estado de Energia da Suécia, o líder britânico de vendas de “eco utilidades” da floresta Ikworama na Guiana e o diretor do Stockholm Resilience Center entre outros. O objetivo da visita à Amazônia equatoriana foi analisar e visualizar globalmente propostas inovadoras locais, inclusive a Iniciativa Yasuní. Esta iniciativa, que solicita compensações para a região por abster-se de explorar a riqueza petrolífera, evitando emissões de gases de efeito estufa, foi apresentada por Yolanda Kakabadse, presidente da WWF Internacional. Espera-se que as propostas compartilhadas durante a viagem possam integrar as recomendações finais de um estudo de caso que será apresentado em diferentes espaços globais a partir de 2011.

 

AVINA Américas: plataforma de parcerias para a América Latina é fortalecida
Dois anos após sua fundação, a AVINA Américas se consolida como ponte vital entre novos parceiros na América do Norte e parceiros-chave na América Latina. Com essa função, a AVINA Américas procura multiplicar o intercâmbio de conhecimentos, tecnologia e recursos entre as duas regiões. Por sua vez, a Fundación AVINA complementa esse esforço atuando como assessora, coinvestidora e facilitadora no campo, utilizando seus recursos e presença local em 13 países latino-americanos, assim como suas relações com milhares de parceiros, para promover estratégias nacionais e continentais. Em 2010, graças a uma carteira cada vez maior de parcerias globais, a AVINA Américas investiu cerca de 3 milhões de dólares nas estratégias para a Amazônia, Reciclagem Sustentável e Cidades Sustentáveis, que se somam aos recursos que a Fundación AVINA destina a essas mesmas agendas.

 

O Índice de Doadores para a América Latina consolida-se como referência de filantropia na região
O Índice de Doadores, uma base de dados on-line com informações organizadas sobre as doações para a América Latina e o Caribe, continua seu processo de consolidação como ponto de referência de filantropia na América Latina. O Índice de Doadores é uma iniciativa da Fundación AVINA com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Seu objetivo é ajudar organizações sem fins lucrativos a obter recursos e encontrar organizações filantrópicas para conhecer mais sobre outras organizações filantrópicas que estão trabalhando em temas ou áreas similares. O índice de Doadores é o primeiro projeto desse tipo com foco na região latino-americana e que permite acesso livre e irrestrito a seus conteúdos.

 

Durante 2010, o serviço de gestão de conhecimentos da Fundación AVINA coordenou duas investigações paralelas e independentes com o objetivo de assegurar a validade dos dados contidos no Índice, ao mesmo tempo que novas informações foram geradas sobre o tema. A AVINA publicou dois estudos como resultado dessas investigações. O primeiro deles, “Donantes a la sociedad civil latino-americana – Actualización 2010” (Doadores para a sociedade civil latino-americana – Atualização 2010), é uma comparação evolutiva dos principais investidores sociais em relação aos últimos cinco anos. O segundo documento, intitulado “Principales tendencias de la filantropía en América Latina” (Principais tendências da filantropia na América Latina), analisa os números gerais de doações para a região, comparando-os a indicadores econômicos relevantes. Os dois documentos estão disponíveis na página da internet do Índice: www.indicedoadores.org.